jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2018

Você sabe o que é compliance trabalhista e os benefícios para as empresas?

Michele Brasil, Advogado
Publicado por Michele Brasil
há 21 dias

No Brasil, o tema compliance ganhou destaque com a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98) e com a Lei Anticorrupcao (Lei 12.846/2014) que permite a responsabilização criminal, civil e administrativa de seus dirigentes pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Mas compliance não é apenas sinônimo de sistemas anticorrupção. Compliance significa estar em concordância com leis e regulamentos internos e externos, que valem para todas as áreas da empresa, em âmbito tributário, financeiro, trabalhista, administrativo, entre outros.

O compliance trabalhista nada mais é do que a adoção de medidas de prevenção de incidentes no ambiente de trabalho, ou seja, a adoção de boas práticas, tais como: desenvolvimento de código de conduta e ética, Regulamento interno, Estatuto, treinamentos e palestras, tudo de acordo com as normas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Com a adoção do Compliance Trabalhista as empresas agem preventivamente.

Neste sentido, citam-se 6 principais benefícios de um programa de compliance trabalhista que vem sendo desenvolvido dentro das empresas:

1. Redução do passivo trabalhista – Ocorre a diminuição considerável dos números de demandas judiciais e multas que decorrem de eventuais autos de infrações, eis que com as ações de compliance trabalhista a empresa passa a agir para prevenir reclamações trabalhistas. Além do mais se reduz os custos consequentes destas ações com a contratação de profissionais que atuariam no processo, como assistentes técnicos, contadores, advogados, prepostos.

2. Identificação prévia de riscos – Com a implementação do compliance é possível detectar eventuais conflitos a tempo de resolvê-los extrajudicialmente. Neste momento é elaborado e implementado um plano de ação para remediar o risco, o que é parte essencial do sucesso de uma atividade empresarial.

3. Planejamento e desenvolvimento da empresa - A implantação de um programa de compliance trabalhista faz parte de um planejamento sustentável. Muitas empresas culminam à falência por consequência de demandas trabalhistas, por falta de compliance, principalmente quando se trata de pequenas e microempresas.

4. Imagem da empresa – Com um programa de compliance estabelecido a empresa ganha reconhecimento e valorização no mercado, tendo em vista que a sociedade vem conscientizando-se numa crescente em relação ao consumo sustentável e ético, exigindo das empresas posturas e comportamentos que reflitam esses valores. Ademais, aumenta a vantagem competitiva, cresce a parceria com empresas que compactuam do mesmo conceito de programa de compliance trabalhista efetivo.

5. Ambiente de trabalho saudável - É inquestionável que os empregados almejam trabalhar em um ambiente saudável, ético, íntegro, que respeite os valores intrínsecos ao ser humano e que efetivamente busque o bem da coletividade e o compliance trabalhista promove esse tipo de ambiente, impactando ainda na redução dos riscos de acidentes e doenças profissionais. Neste sentido, é certo que garantir um ambiente de trabalho mais seguro e ético aos trabalhadores estimula a produção, o desempenho e reduz o “turnover”.

6. Cultura organizacional – A cultura de compliance promove o engajamento dos empregados com a empresa, bem como evita problemas de relacionamento que poderiam gerar inclusive assédio moral. Os empregados entendem que condutas antiéticas e em descordo com as políticas da empresa podem ser punidas. Ademais, os colaboradores passam a perceber inconformidades dentro e fora da empresa, de parceiros, prestadores de serviços, entre outros. Essa visão dos empregados contribui para um ambiente ético tendo como consequência positiva a diminuição de riscos para a empresa, ou seja, o impacto, além de ser interno, é também externo.

Todos estes benefícios se resumem em lucro para a empresa e satisfação para os empregados.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A ARAÚJO SAGER & BRASIL ADVOCACIA acredita que é possível ser inovador no mercado jurídico. Isso porque, mais do que pensar e ser diferente, para nós, inovar significa estar ao lado, ser parceiros, propiciar mudanças que geram valor ao negócio dos nossos clientes. Somos um escritório com uma equipe de advogados com formação e atuação multidisciplinar, preparados para atender às demandas das empresas, com foco em resultados e geração de valor.
Direito Empresarial, Direito Cível, Direito do Trabalho, Direito Digital, Direito Bancário, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito do Consumidor continuar lendo